fbpx
Top
Invalue / Especulação  / Diciplina

Diciplina

A disciplina é fundamental na vida de um especulador, ajuda a obter bons lucros, com consistência e tranquilidade psicológica.

 

Fará você evitar erros que sem disciplina são facilmente cometido, como entrar antes da confirmação, combinação de sua estratégia do momento oportuno e sair antes do take profit.

 

Tanto para obter lucros quanto para proteger seu saldo a disciplina é indispensável, e se você quer ser um trader profissional você deve desenvolver.

 

O trader disciplinado segue seus passos independentemente do que possa acontecer, seja no contexto de euforia ou pessimismo.

 

Evitando assim aquela tempestade psicológica onde muito acabam se perdendo levando a  tomar decisões precipitadas.

 

e decisões precipitadas no mercado financeiro significa dinheiro perdido, prejuízos que afastam você de suas metas e sonhos.

 

Tenha um Plano

Para seguir com disciplina, os seus trades deve ser bem detalhados, como e quando você dará os passos.

 

Você deve ter uma clareza sobre os seus objetivos, para começar a desenhar o caminho que te levará até eles.

 

Suponhamos que eu tenha uma meta de atingir  R$ 500,00 por dia, com minhas operações, mas só o valor não basta, o simples fato de ter o valor em mente, não quer dizer se irei conseguir.

 

Para facilitar o meu caminho devo começar anotar os passos necessários para conseguir, quais serão as ferramentas que ajudarão atingir essa meta.

 

No nosso exemplo, preciso saber o quanto de dinheiro é necessário para eu operar sem me expor a altos riscos.

 

  • Qual será o meu gerenciamento de risco? 
  • Quanto devo arriscar em cada operação?
  • Quanto consigo perder sem abalar meu lado psicológico? 
  • Qual é minha situação psicológica?
  • Qual estratégia me passa confiança?
  • Quanto tempo levarei até conseguir atingir esse nível?

 

Cabe a você escolher o melhor caminho, e seguir superando os obstáculos até conseguir chegar, o caminho pode não ser fácil mas se você estiver disposto a seguir conseguira.

 

Em um plano de negociação, você planeja seus negócios antes do tempo, antes de iniciar sua sessão de negociação, você se senta e analisa seus instrumentos, cria cenários comerciais específicos e mapeia possíveis ideias de negociação. 

 

Você também anota coisas que precisam acontecer para que você faça uma operação. 

 

Então, quando os mercados abrirem, você simplesmente espera que essas coisas aconteçam antes de você executar o seu negócio.

 

Um plano de negociação irá ajudá-lo a criar disciplina, pois compromete-se a cometer erros de negociação impulsivos e a entrar em negociações prematuramente menos provável. 

 

Quando você vê seu plano de negociação na sua frente e nem todos os seus critérios são cumpridos, você tem que conscientemente quebrar suas regras e se convencer de que violar seu plano de negociação é o que você deve fazer.

 

Lista de Regra de negociação

Uma lista de verificação tem benefícios semelhantes em comparação com um plano de trading, mas serve como uma ótima ferramenta complementar. 

 

Uma lista de verificação indica todos os seus critérios de entrada abaixo uns dos outros. 

Toda vez que você está prestes a entrar em uma negociação, você revisa sua lista de verificação e verifica as coisas que você pode ver em seus gráficos.

 

Com uma lista de verificação, torna-se óbvio se um negócio realmente corresponde aos seus critérios ou não. 

 

Se você estiver observando uma possível entrada e algum sinal está violando suas regras. você deve ficar de fora.

 

É mais provável que você evite erros porque precisa se convencer conscientemente de que quebrar as regras é um prejuízo no longo prazo.

 

“Se você cometer o mesmo erro mais de uma vez, ele não será mais considerado um erro. É uma decisão consciente.

 

Diario de Negociação

A maioria dos traders nunca mais olha para seus negócios depois de encerrá-lo, eles apenas passarão para a próxima negociação, esquecerão o que fizeram antes e evitarão completamente os efeitos da aprendizagem.

 

“Nós não aprendemos com a experiência … aprendemos a refletir sobre a experiência.” – John Dewey

 

Manter um diário de negociação oferece dois benefícios potenciais. 

 

Primeiro, ele fornece um lugar onde você pode voltar e rever todos os seus negócios anteriores, ver o que você fez (errado) e como você se desenvolveu ao longo do tempo.

 

E, segundo, evitará que você cometa erros durante as sessões de negociação, se você sabe que tem que entrar mais tarde no seu diário e anotar que cometeu o mesmo erro NOVAMENTE, vai pensar duas vezes se valer a pena.

 

Lembretes Físicos

Esta dica pode parecer pouco importante mas alguns traders relatam que, ao escrever seus erros mais comuns e ao colocar essas anotações físicas ao lado de sua tela, onde podem vê-las a todo momento, eles se tornam mais conscientes de suas ações.

 

Riscos

Ter certeza sobre quanto arriscar em um único negócio e não ultrapassar esse limiar pode limitar as perdas e ajudá-lo a ficar de fora daqueles negócios em que seu raciocínio indisciplinado quer assumir.

 

Não deixar que as perdas saiam do controle e ter um plano fixo sobre como executar suas ordens de stop loss é uma obrigação para todos os traders.

 

Lucro

Quando se trata de fazer lucro, há dois problemas comuns… 

 

Em primeiro lugar, os traders são muito temerosos e fechar negócios muito cedo e perder lucros potenciais. 

 

Em segundo lugar, os comerciantes tornaram-se gananciosos demais e querem gerar mais lucros ao não fechar as negociações vencedoras e, eventualmente, devolver seus lucros. 

 

Se você se encontrar entre esses grupos, criar regras sobre a obtenção de lucros pode ajudá-lo a construir uma abordagem mais disciplinada e evitar os erros comuns.

 

Lembretes Fisicos

Esta dica pode parecer pouco importante mas alguns traders relatam que, ao escrever seus erros mais comuns e ao colocar essas anotações físicas ao lado de sua tela, onde podem vê-las a todo momento, eles se tornam mais conscientes de suas ações.

 

Desenvolver a disciplina de negociação que eu acredito ser absolutamente crucial para o sucesso de qualquer trader.

 

O Mercado paga aos disciplinados, mesmo que demore aparecer uma oportunidade.

 

Às vezes, não ter uma posição é igual a ter uma posição lucrativa.

Seja um maratonista, não um velocista, para quando chegar a sua linha de chegada você tenha fôlego para vencer.

 

Acredite no seu sistema. Confie em suas armas. Enxágue e repita. Seja um pedreiro. Execute a mesma metodologia – tijolo por tijolo. Desenvolva hábitos positivos .

CarlosHenrique
No Comments

Post a Comment

Grupo para Traders

Faça parte de um grupo exclusivo para traders e recebas dicas preciosas

You have Successfully Subscribed!

Receba Conteúdo Exclusivos

Faça parte de um grupo exclusivo para enriquecer seu conhecimento.

You have Successfully Subscribed!