Top
Invalue / Dicas Financeiras  / Gerenciamento de Risco

Gerenciamento de Risco

O gerenciamento de risco é um dos pilares mais importante para quem quer negociar no mercado com segurança e lucros consistentes.

 

Mas a verdade é que a grande maioria ignora esse importante fundamento para ganhar dinheiro, com consistência.

 

E os que fazem gerenciamento muitas vezes não leva a sério ou não executa a risca, o gerenciamento de risco é fundamental para o trader profissional.

 

Ter um bom gerenciamento de risco  é provavelmente o aspecto mais importante do seu processo de negociação, pois ele que garantirá o seu sucesso no longo prazo.

 

Sem ele você pode acabar tendo prejuízos mesmo se sua taxa de acerto for maior  50%, porque com gerenciamento de risco você nunca entrará expondo mais do que deveria, sempre com risco / ganho menor que 2×1

 

Sua prioridade Nº 1  como comerciante deve ser a proteção do capital, porque os lucros é consequência de sua gestão de capital, se você fazer de maneira correta obterá lucros.

 

Analisando cuidadosamente e aplicando uma gestão de risco em sua estratégia, permitirá que esteja no controle das suas emoções, porque já determinou o quanto você vai perder antes de entrar em uma negociação.

 

A gestão de risco permitirá que você negocie de maneira inteligente e dê-lhe a flexibilidade de escolher quanto você quer arriscar por transação, de forma a maximizar seus lucros e minimizar suas perdas.

 

Não seguir as regras de gerenciamento de risco você pode acabar se descontrolando cedo ou tarde com potencial de quebrar sua conta e seu emocional.

 

‘’A recompensa de uma posição no mercado é sempre incerta, o risco é o único que você pode controlar sobre a sua operação.’’

 

Sem um gerenciamento você está basicamente arriscando todo o capital em cada  negociação e arriscando perder dinheiro e acumular prejuízos maiores que seus ganhos.

Planejamento

Quer ser um trader bem sucedido e rentável? 

 

 Nenhum investidor que presa pela prosperidade de seus investimentos seja lá qual for a área, consideraria começar um negócio sem primeiro criar um plano de negócios detalhado.

 

Analise cada possível entrada, se está de acordo com sua estratégia, senão um pingo de dúvida, estipule o seu limite de perda, e aguarde quando finalizar.

 

O general Chinês, Sun Tzu disse: “Toda batalha é vencida antes de ser travada”,  essa frase nos diz que o planejamento e a estratégia, vencem guerras.

 

Assim como na guerra, planejar com antecedência pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.

Arrisque Pouco

Nunca arrisque mais que 2% de seu capital, seguindo esse conselho você terá longevidade em sua carreira de trader e um emocional equilibrado.

 

se você tem uma conta de 10.000,00 não corra o risco maior que 200,00, dessa forma você estará operando com qualidade e uma carga emocional baixa.

Risco / Retorno

A Negociação inteligente também significa que você precisa ter uma relação de risco-retorno 2x mais que suas perdas.

 

Ex: Você fez uma operação em um determinado ativo o preço estava a 100,00 e você de acordo com suas análises percebeu que o preço pode alcançar os 110,00 então decidi comprar.

 

Você então coloca um stop ( seu risco máximo) caso o mercado vai contra a sua análise você será stopado com 95,00 um prejuízo já determinado por você.

 

Você está arriscando perder 5 reais para ganhar 10 reais caso atinja o preço que você analisou, seu risco / ganho será de 2×1.

 

Risco 5,00 / Ganho 10,00  

 

Esse é o mínimo que você deve arriscar, 2X1, se for menos, não opere fique de fora e espere a próxima oportunidade.

 

A gestão do dinheiro provou muitas vezes transformar uma estratégia perdida em uma estratégia vencedora. Portanto, para superar as limitações de sua estratégia de negociação, você deve se concentrar em sua estratégia de gerenciamento de risco de negociação.

Lote e Alavancagem

Aqui vai um importante conselho, conheça bem o ativo que você vai investir, os seus custos, se é pontos, cents, pipis, o  preço varia, você pode entrar em uma operação e acabar tendo surpresas desagradáveis.

Stop Loss

Esse é sem dúvidas o seu porto seguro o Stop Loss é quem vai proteger você caso o mercado não siga a sua projeção.

 

Em sua entrada você definirá o quanto está disposto a perder caso o mercado siga o inverso do que você projetou.

 

Um dica importante, como já havíamos comentado no início, nunca colocar seu stop loss o mais que 2% de todos o seu capital.

 

Ou seja, se você tem um capital de 10.000,00 você nunca deve colocar em risco mais do que 200,00 por operação, seguindo esse conselho que deve ser regra, você estará se protegendo do mercado.

 

Proteção para perdas que podem zerar sua conta, você saberá o quanto vai perder antes mesmo de entrar na operação.

 

Vera se aquele stop loss cabe no seu bolso, caso seja caro demais você pode optar por ficar de fora e esperar a próxima oportunidade.

 

Com seu planejamento você deve colocar o stop loss sempre menor que o seu stop gain se usar.

Stop Gain ou Take Profit

Aqui você estipulará o quanto você quer ganhar, caso mercado atingir o seu preço estipulado, a posição é fechada automaticamente.

 

O seu stop gain sempre deve ser maior que o seu stop loss, pelo menos 2x mais, para garantir lucros no longo prazo.

 

É essencial planejar com clareza sua entrada antes de dar início, entre somente em operação que apresente um ganho de pelos menos 2x mais que uma possível perda.

 

Caso entre em uma operação por ‘’achar’’ e acabar colocando um stop gain forçado, por achar que vai atingir aquele nível, não entre.

 

Na dúvida, fique de fora e espera a próxima oportunidade, o seu objetivo principal como trader e proteger seu dinheiro, que é a sua ferramenta de trabalho.

CarlosHenrique
No Comments

Post a Comment